fbpx
O que a Mulher Grávida Precisa Saber Antes de Ir à Praia

O que a Mulher Grávida Precisa Saber Antes de Ir à Praia

A gravidez é uma fase normal na vida da mulher, mas que requer alguns cuidados. Com a chegada do verão e das férias, muitas das futuras mamães vão à praia para relaxar e passar o fim de ano.

O Dr. Paulo Nicolau, ginecologista e membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, tira algumas dúvidas antes de embarcar para a viagem.

Grávida pode tomar banho de mar?

Pode, desde que não seja em água contaminada. Essa é uma experiência lúdica que relaxa a mãe e o bebê. É preciso também evitar lugares que tenham ondas muito fortes, para não receber um impacto no ventre. O ideal é ficar onde aquela onda fraquinha pega na canela da mãe.

Gestante pode tomar sol?

Claro. Tomar sol na gravidez traz benefícios como a vitamina D para a pele e a redução da oleosidade típica da gestação. Mas ela precisa passar bastante protetor solar, que tenha uma base aquosa e oil-free (livre de oleosidade). O fator 30 é o ideal. É bom também que a grávida use um boné e uma camiseta ou toalha úmida na barriga para não receber sol diretamente no abdome.

É verdade que grávidas estão mais sujeitas às manchas do sol?

Sim. Elas têm mais manchas por causa da liberação dos hormônios da gravidez. Podem aparecer manchas escuras principalmente na maçã do rosto, na testa e no abdome. Por isso que o protetor solar é tão importante.

Quais são os cuidados pós-sol?

É muito importante usar um bom creme hidratante no corpo todo. Peça para alguém ajudar a passar nas costas e nas pernas .

Quais exercícios podem ser feitos?

Seria muito bom fazer uma caminhada com água na canela. Além de tomar um sol, ela queima calorias e relaxa.

E a alimentação na praia?

Grávidas não podem ficar muito tempo em jejum. Leve uma fruta, um sanduíche natural ou sucos em uma sacola térmica. A gestante não pode comer o que os ambulantes vendem, porque seu organismo está mais sensível às infecções. E, claro, não ingerir bebida alcoólica.

Como se hidratar?

Hidratação é fundamental. Beba muita água e sucos. Sorvete de fruta também ajuda a hidratar. Mas não se devem tomar aqueles sorvetes cremosos, que só vão trazer calorias em excesso.

Biquíni ou maio: o que é melhor?

Gestante pode usar biquíni, sim. Desde que use protetor e fique “torrando” no sol, tem mais é que mostrar aquele lindo barrigão. É preciso ter cuidados, mas não exagerar. Não se prive dos benefícios do sol e de passeios para relaxar. A grávida também pode e deve se divertir.

É verdade que tomar banho em águas muito geladas prejudica a circulação?

Sim, tanto muito geladas quanto muito quentes. Os vasos sanguíneos se contraem e a mãe pode sentir até tonturas. Mas isso vale mais para mudanças muito bruscas de temperatura. Sair do sol e entrar no mar não chega a causar esses transtornos.

Banho de piscina pode?

Piscina também pode desde que a água esteja bem tratada. Nem com muito cloro, nem com pouco. Costumo recomendar aulas de hidroginástica. A grávida só precisa evitar dar pulos e fazer movimentos muito bruscos.