fbpx
Praia Preta na Vila do Abraão em Ilha Grande - RJ

Praia Preta na Vila do Abraão em Ilha Grande – RJ

A praia Preta está localizada a poucos metros do centro da Vila do Abraão. O nome é devido a cor da areia, mas, na realidade, a cor da areia é amarela com algumas partes pretas. Isto é um misto de minerais como quartzo (claro), feldspato (claro), biotita (escura), magnetita (preta e magnética), ilmenita (preta e metálica), monazita (amarela e radioativa), zircão (incolor e vítreo) e o rutilo (metálico e escuro) compõem a areia desta magnífica praia.

Mas, o bacana desta praia não é somente deitar-se na areia para aproveitar o calor do sol ou somente dar um mergulho refrescante. Tem também belas paisagens naturais como a cachoeira dos Escravos, bem como, conhecer importantes monumentos da história do Brasil como as ruínas do Lazareto, o banco de D. Pedro II e o Aqueduto para fazer a sua selfie bacanuda e postar no instagram com a hashtag #prapraia. E tudo isso pertinho…

Praia Preta na Vila do Abraão em Ilha Grande - RJ
Praia Preta na Vila do Abraão em Ilha Grande – RJ

Essa é uma praia que você não pode deixar de conferir na sua viagem para Ilha Grande. Em poucos minutos, cerca de 1 km e meio, seus pés estarão nas areias magnéticas da praia Preta!

Caminhar por toda sua extensão e refrescar-se nas águas cristalinas da cachoeira que desemboca no mar, são imprescindíveis para repor as energias do corpo. A água doce vem do córrego do Abraão que, antigamente, servia para abastecer o hospital de quarentena (lazareto). Aliás, a maior parte dos fragmentos que compõem a areia escura da praia Preta foram trazidos pelas águas deste córrego. São provenientes das rochas que constituem a Ilha Grande e foram alterados pela ação das chuvas, ventos, mar e sol.

Veja também:

O que a Mulher Grávida Precisa Saber Antes de Ir à Praia

O que é Stand Up Paddle?

5 cuidados com a pele que todo PRAIEIRO deve ter